Perfil

Minha foto
Projeto de escritor. To sempre de malas prontas pra lugar nenhum por que até hoje não achei casa alguma dentro de mim. (Pra saber mais, clique ali em Quem eu sou, à direita)

domingo, 24 de junho de 2012

Man On The Moon: A grande verdade


Uma batalha entre as duas maiores potências aconteceu para ver quem conquistaria a Lua, e consequentemente o espaço. EUA x URSS disputavam quem chegaria primeiro, isso chegou a envolver macacos, cachorros e muitos astronautas. Como todos sabem, os Estados Unidos acabaram fincando sua bandeira e decretando a vitória, mesmo que as más línguas digam que os russos chegaram antes. Mas isso é apenas um pequeno detalhe pelo que vem pela frente. Com a desintegração da URSS, vários países se formaram e o EUA  saiu fortalecido de tudo isso. 
Na minha opinião, todos perderam. Foram anos de enfrentamento, uma guerra que nunca aconteceu. Disputas disfarçadas e indiretas que acabaram com o grande marco da bandeira na Lua. Milhões foram gastos de ambos os lados, com um grande prejuízo para a atual Rússia. Ficaram com a imagem de bandidos, estimulado pelos vários filmes que foram produzidos na época, Rocky, e o mundo se rendeu ao gigante Estados Unidos da América.
Uma disputa desnecessária para alguns, para outros o marco do capitalismo e para mim, a derrota de todos. Ficamos a mercê de um país que controlou cada vez mais todos. Sem falar que pra mim, o homem nunca esteve na Lua, e se esteve, sempre me pergunto porque não voltou para lá. Mas o principal foi a perda de tempo em tudo isso. Milhões destinados a cada dia que poderiam ter sido investidos em educação. Uma guerra que matou muito mais do que as outras. A primeira vítima, a verdade, a segunda: a população mundial. Valores, marcas, mensagens subliminares, uma enxorada de informações com apenas um lado analisado. Tudo isso para fincar apenas uma bandeira (ok, tem todo um significado por trás) na Lua. Foram meses de pesquisa, anos esperando, para um acontecimento tomar uma proporção imensa. 
É como dizem, esperar por algo tão pequeno não vale, ainda mais uma espera tão grande. Até faço uma provocação: e se não tivesse dado certo? Nem para EUA e URSS? O que aconteceria? Tanto é que nunca voltaram para a Lua, ficando na história mas será que a história foi tão grande quanto o acontecimento?
Você esperaria tanto tempo para algo? Alguns dizem que quem espera e acredita, sempre alcança. Para mim, não passa de coincidência. Perder dias, imaginar, planejar, esperar mas principalmente depender de algo, da vontade de alguém ou ser supremo me parece uma grande perda de tempo. A grande verdade é que se não existe presente, nunca o futuro acontecerá. E então, o que nos resta? Apenas lamentar. E lá se vão mares de lamentações que irão se repetir durante dias que podem se transformar em meses e quando você viu, perdeu meio ano assim.
Acreditar, mas fazer valer a pena, executar e ser curioso, ter curiosidade para saber o que pode-se fazer no dia-a-dia, sem espera ajuda ou depender de alguém. Cada um é dono do seu futuro e a vida acontece todos os dias. Nenhum dia está a salvo e como diz meu professor: 'O amanhã é generoso para os curiosos'.

Nenhum comentário: