Perfil

Minha foto
Projeto de escritor. To sempre de malas prontas pra lugar nenhum por que até hoje não achei casa alguma dentro de mim. (Pra saber mais, clique ali em Quem eu sou, à direita)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Nó na mente

         Comecei a ler recentemente 1984. Comprei durante a Feira do Livro de Santa Cruz. Lembro que minha irmã já tinha o lido e me tecera comentários positivos em relação ao livro. Restou-me o dever de lê-lo. Pois então, a primeira banca na qual encontrei o livro, comprei-o e deixei na estante. Não sabia qual ler primeiro, ele ou A Revolução dos Bichos. Por fim, minha irmã pegou emprestado A Revolução dos Bichos e eu fiquei sem saídas, fui ler 1984.
         Comecei a ler e me deparei com a agradável surpresa de uma narrativa que flui de maneira simples e rápida. O vocabulário de Orwell não é tão difícil, nem arcaico sendo completamente possível entender a história sem fazer grandes pausas para consultar o dicionário. Ainda não cheguei no meio do livro, mas ando gostando, é gostoso ler 1984. Bem melhor que A Culpa é das Estrelas que li antes deste. Como Millôr Fernandes disse, “Em ciência leia sempre os livros mais novos. Em literatura, os mais velhos”.
         Quase que inconscientemente escolhi ver They Live, de John Carpenter, do longícuo 1988. De longe, lembrou um pouco o que li do livro. Aliás, recomendo ambos. Embora tenha algumas cenas tão trashs que mais parecem cômicas, o roteiro é bom, é um filme inteligente, faz críticas pontuais à aquilo que já era visto como um problema anteriormente. Sempre fui um entusiasta em relação a conspirações. Bons filmes e livros que provavelmente vão plantar um nó na minha mente. 

A minha dica é, para quem gosta de conspirações, mas acima de tudo, de conhecimento, que veja o documentário Zeitgeist.

Um comentário:

Gabriela de Barros Silva disse...

Prazer, sou a "irmã" aí do texto. hehe