Perfil

Minha foto
Projeto de escritor. To sempre de malas prontas pra lugar nenhum por que até hoje não achei casa alguma dentro de mim. (Pra saber mais, clique ali em Quem eu sou, à direita)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ensaios sobre fantasmas

Tem gente que pensa que fantasmas são aqueles seres com um pano branco por cima. E não são esses aos quais me refiro, e sim aqueles que deixaram de viver e tampouco estão mortos por dentro. São mortos-vivos que vagam pelas nossas vidas sem nem a gente perceber. Pessoas como eu, como você, escondidas atrás de sorrisos e prestígio social. O que haverá por dentro da janela das almas desses desprovidos de emoção? 
Quando passo por construções inacabadas ou prédios velhos sempre penso que eles estão cheio de fantasmas, daqueles que não vivem mais, mas ainda se fazem presentes. As persianas descidas sempre me intrigaram, janelas trancadas que não permitem a claridade entrar também. 
São como as caras fechadas e olhares sem brilho. Tudo isso me assusta, mais do que os fantasmas convencionais. Na verdade, me amedrontaram, pois tenho medo das coisas que se ocultam atrás de silêncios. Essas coisas que eu não vejo e dificilmente um dia vou saber me fazem tremer. 
Sei que é bobagem, assim como um medo infantil. Não há nem mesmo sombras se delineando na ausência de luz. Mas quem convence o sujeito sozinho e medroso de que o escuro não abriga os fantasmas da sua mente? 
O crime, a violência, são coisas concretas. E é muito mais fácil discutir sobre a possibilidade de ser assaltado ou baleado do que sobre medos do imaginário, que nada tem de racional. O real age e sua ação motiva uma respostas. 
Como eles me acharam aqui? O que eles querem de mim? Eu apenas quero me lançar longe dessa escuridão. Não são mais os filmes que me dão medo, nem mesmo as sombras e sim os problemas reais. Eles, tão reais quanto nossas alegrias passageiras. Até onde vão? O que farão comigo? Esses fantasmas que estão dentro de mim. Esses fantasmas que não me deixam dormir.

*Trechos retirados do livro Posso falar com você de Ivete Brandalise

Nenhum comentário: